Protestantismo? Cristianismo? Evangelicalismo?

Eu sou evangélica ou protestante? É a mesma coisa ou não?

No que EU acredito? O que a minha crença defende?

 

“O cristianismo é a fé cristã que acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do seculo XVI)”  Fonte : Wikipédia, pesquisa; cristianismo.

No livro Uma breve história do Cristianismo, de Geoffrey Blainey, é explicada toda a história: dos primordes, do ambiente, dos pensamentos, dos mais diversos acontecimentos no cristianismo ao longo do tempo. É importante saber de onde vem essa prática, quais as influências, quais as visões em cada tempo, cada pensamento e pensador. (O livro é bom como referência histórica apenas)

Pois bem, Martinho Lutero era professor e sacerdote católico. Lutero estudava e dava cursos sobre alguns livros da Bíblia (Gálatas e Romanos). Percebendo as discrepâncias entre o que a Bíblia dizia e o que era pregado pela igreja católica , em 31 de outubro de 1517, ele contestou os conceitos da Igreja Católica e protestou os feitos da mesma pregando suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. O objetivo era provocar um debate/discussão sobre o assunto. Daí vem o termo protestantismo. Lutero protestava contra a venda de indulgências e contra o que a igreja católica diretamente pregava a população, por exemplo “A alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada.”

Lutero queria mostrar para as pessoas o que a BÍBLIA dizia, (Naquele tempo só os sacerdotes poderiam ter acesso a Bíblia). “Que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador.” Lutero de fato PROTESTOU contra as doutrinas impostas pelo catolicismo, contra a ocultação da verdade, depois disso muitos conflitos e mudanças aconteceram. (Graças a Deus.)

Para que você entenda de onde veio o evangelicalismo é necessário que você saiba o que é metodismo. Iniciado pelo reverendo John Wesley, o metodismo é o estudo metódico da Bíblia, buscando uma relação pessoal entre o indivíduo e Deus. Através dessa organização de pensamentos e ações surgiu o evangelicalismo, que com o passar dos anos foi ganhando força e atraindo seguidores no mundo inteiro.

Ou seja, o nome EVANGÉLICO é usado para referi-se a tudo aquilo que tem relação ao evangelho de Jesus Cristo. Ser evangélico é puramente crer e obedecer o evangelho de Cristo. A principal característica do evangélico é o compromisso com a Bíblia.

Anúncios

Uma resposta

  1. Kalleby P. Fernandes | Responder

    🙂 Gostei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: